Campo Mourão

Postado em: 28 de Agosto de 2019

Você deve ter notado que, para este ano rotário, eu adotei um novo gesto, que expressa não só parabéns, mas também propósito e sucesso compartilhados. Em inglês, ele é chamado de "high five" ou "gimme five" (significa, respectivamente, em tradução literal, cinco no alto e me dê cinco, em referência aos cinco dedos da mão que duas pessoas tocam no alto durante esse cumprimento; em português, é o gesto equivalente ao "toca aqui" ou "bate aqui").

Para crianças na Mongólia ou Guatemala, esse símbolo simples carrega o mesmo significado. Conexão. Empenho. Vitória compartilhada.

Nós também temos vitórias para comemorar. Nossa Fundação já presenciou mais de cem anos de vitórias. Vimos comunidades transformadas por fontes de água limpa e sanitários, e presenciamos o que a paz pode fazer por famílias de todo o mundo. E, graças ao que o Rotary tem feito, os casos de pólio caíram em 99,9%.

Um "high five" é mais do que apenas um símbolo daquilo que temos feito. Ele simboliza o que vamos fazer: unir nossos talentos e fazer uma diferença duradoura.

Essa é a nossa história e também o nosso plano para o futuro. Somos Pessoas em Ação e nosso trabalho cria mudanças sustentáveis.

É fácil provocar mudanças e fazer a diferença. Mas é mais difícil causar mudanças duradouras. Por isso, precisamos de uma estratégia.

Quando eu estava no ensino médio, jogava basquete e acabei virando capitão do meu time. Isso não aconteceu porque eu era alto, mas sim por ser rápido com meus pés e bom ao estruturar uma vitória. Eu sabia que, para cada movimento ser produtivo, era preciso um plano.

No Rotary também é assim. Neste ano, lançamos nosso novo Plano Estratégico, elaborado com a contribuição de clubes do mundo inteiro, com o objetivo de reunir mais pessoas, aumentar nosso impacto e criar mudanças duradouras globalmente.

Para apoiar essa visão, estabelecemos uma meta de captação de recursos ambiciosa e abrangente de US$400 milhões para este ano. Ela inclui US$140 milhões para o Fundo Anual; US$150 milhões para o Pólio Plus (sendo que, se rotarianos e amigos da nossa Fundação doarem US$50 milhões, a Fundação Bill e Melinda Gates fará a equiparação de 2:1, doando US$100 milhões); US$75 milhões para nosso Fundo de Dotação e US$35 milhões em contribuições para outras áreas, como Subsídios Globais aprovados. Nosso objetivo para o Fundo de Dotação é de US$75 milhões em compromissos e doações diretas. E isso faz parte de uma meta maior de US$2,025 bilhões até 2025. É um objetivo ambicioso, mas algo que podemos alcançar, e será nosso presente para os rotarianos de amanhã.

Temos outras prioridades nas quais queremos trabalhar neste ano rotário. Uma delas é tornar o uso do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) uma prioridade para financiar Subsídios Distritais, Subsídios Globais, Pólio Plus e Centros Rotary pela Paz. Analise os relatórios do seu distrito. Quanto do FDUC foi utilizado no ano passado? Você está no caminho certo para usá-lo por completo esse ano? Lembrando que, desde 1º de julho de 2019, contribuições em FDUC são equiparadas em 1:1 pelo Fundo Mundial. Após a equiparação de 2:1 da Fundação Bill e Melinda Gates, as contribuições para o FDUC produzirão uma equiparação de 6:1!

Se ainda não o fez, comece a conversar com os rotarianos do seu distrito sobre alocar esses fundos. No espírito do "gimme 5", gaste pelo menos 5% a mais do que no ano passado.

Também queremos incentivar rotarianos de todos os lugares a contarem a história do Rotary para que o mundo saiba o que a família rotária, com o apoio da nossa Fundação, está fazendo ao redor do planeta. Um ótimo exemplo é o nosso papel na erradicação da pólio.

Adote o "gimme 5" aqui também: compartilhe relatos de Pessoas em Ação com cinco conhecidos que precisam ouvir mais sobre o Rotary. Talvez todos eles fiquem inspirados pelo que você contou e também decidam ser rotarianos.

Conte a história do Rotary. Seja embaixador da nossa organização aonde quer que vá e promova o que estamos fazendo. Assim, nossa Fundação se fortalecerá, e seremos capazes de estruturar mais vitórias para aqueles que servimos.

Gary Huang
Chair da Fundação Rotária, 2019-20